O poder do feminino nas organizações
PODER FEMININO | As mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo e isso não é nenhuma novidade, mas ainda assusta muita gente. Em minha experiência profissional e acadêmica tive o privilégio de conviver com muitas mulheres. Sempre comento com os amigos que meu exemplo maior de liderança é de duas excepcionais profissionais que tive como gestoras, logo no início de minha carreira. Minha gratidão à Lena e Jucirema! Elas me ensinaram muito mais do que a atividade que exercia. A sensibilidade e paixão pelo que faziam e fazem até hoje, serviram como inspiração e formação de meu caráter profissional.
Ao longo de minha carreira profissional tive diversas experiências diferentes no que tange a convivência com gestores homens e mulheres. Percebi que há sutis e, às vezes, consideráveis diferenças entre a gestão masculina e feminina. Destas minhas experiências conclui que as mulheres, em geral, são mais tolerantes, intuitivas, emotivas, mediadoras, generalistas e conseguem lidar com diversas atividades e pensamentos ao mesmo tempo.
Na cultura oriental temos, através do TAO, uma interessante divisão entre masculino e feminino (Yin e Yang). A força masculina é voltada para a razão, a agressividade, a realização, o concreto, objetivo, a força. Em contrapartida, o feminino se revela através da emoção, do sentir, da negociação, da contemplação, dos relacionamentos, da afetividade.
No universo corporativo durante anos tivemos a velha máxima: “manda quem pode e obedece quem tem juízo”. Esta frase revela fortemente o predomínio da visão masculina, concreta, fria, focada somente nos resultados a qualquer custo. Aos poucos essa forma de gerenciamento vem se modificando, principalmente com a presença cada vez maior das mulheres em posições de comando. Sendo assim, hoje temos cada vez mais a valorização do indivíduo, sua qualidade de vida, seus interesses, seus sonhos. Tudo isso é fruto desta revolução silenciosa vinda através desta força feminina.
Como nos ensina o TAO, o mais importante não é o domínio de uma ou outra força, mas o equilíbrio entre ambas. Por isso, o poder do feminino nas organizações é fator primordial para o sucesso de pessoas, empresas, nações e negócios. Aqueles que conseguem trabalhar estas forças de modo sensato e positivo, extraindo o melhor de cada uma, sem dúvida estarão muito a frente no caminho do sucesso.
Seja homem ou mulher, experimente perceber em si mesmo e na organização que trabalha como estas forças masculina e feminina estão presentes. Observe e pratique a objetividade do universo masculino, mas tenha a sensibilidade do universo feminino para saber o momento de ceder, recuar ou avançar ainda mais.
Clique aqui e INSCREVA-SE em meu canal de vídeos no Youtube! Gostou deste artigo? Deixe seu comentário e leia também:
Obrigada Rogerio Martins, Amei o artigo sobre a abordagem do poder feminino dentro das organizações. Acredito que essa capacidade da mulher existe dentro e fora das empresas, que tendem a sair na frente caso acreditem no potencial feminino.
Ana Cristina, agradeço sua participação e reforço que o potencial está dentro de cada um de nós, independente de homem ou mulher, mas utilizá-lo com sabedoria é uma questão pessoal.
Excelente artigo.
Mensagem que fica:Pratique a objetividade do universo masculino mas tenha a sensibilidade do universo feminino.
Obrigado pelo comentário e reforço da mensagem principal…
Rogério, é bom saber que existem homens quê conseguem elogiar a superioridade (sem arrogância) de uma mulher.
Sempre ouvi dizer que é melhor ter um chefe homem ao invés de uma chefe mulher…. Por que? Aí vem você e elogia duas parceiras de trabalho…..
As empresas estão começando a perceber que para atingir um objetivo, meta, fica mais fácil com a delicadeza feminina, a sensibilidade…
E como diz o Pepeu Gomes: “ ser um homem feminino, não fere o meu lado masculino “. Os homens precisam aprender com a generosidade feminina.
Parabéns, quero ler outros artigos seus. Gosto de ler/ouvir experiências na área corporativa
Paola, muito obrigado por sua contribuição. Acredito que estamos nesta vida para aprendermos sempre, seja com homens ou mulheres, com quem tem mais ou menos experiência que nós e por aí vai.
Rogério, excelente artigo parabéns ???
Obrigado pelo feedback…
Esse artigo só mostra a realidade do poder feminino nos dias de hoje.Já se foi a época de falarem que lugar de mulher é em casa,estamos cada dia mais conquistando nosso espaço no mercado profissional.Acredito que todos nós temos capacidade de mostrar o nosso melhor, não importa o se é homem ou mulher.O que realmente está em jogo é deixar o preconceito de lado e darmos as mãos para um futuro melhor.
Adriana, muito obrigado pelo seu comentário. O mundo está mudando cada vez mais rápido e por isso importante saber se ajustar constantemente.
Que ótimo artigo, Rogério! A sensibilidade feminina está cada vez mais sendo valorizada.
Obrigado Luciana… é sempre bom saber que estamos alinhados com o universo feminino…