5 dicas para lidar com a fofoca no trabalho
COMPORTAMENTO | A comunicação é uma atividade básica da existência humana. Saber comunicar-se com clareza é algo que poucos conseguem fazer. Quando tratamos de comunicação um tema se destaca: a fofoca.
O ambiente corporativo é altamente favorável para as fofocas ou mais popularmente conhecido como “rádio peão” ou “rádio cipó”.
Fofocar ou falar mal dos outros é tão antigo que se perde na história humana, mas no meio profissional é algo que traz prejuízos financeiros e no ambiente. Por isso, escrevo abaixo as dicas para lidar com a fofoca no ambiente de trabalho.
ÉTICA
O primeiro passo para evitar a fofoca é pensar o quanto a informação que está sendo passada é verdadeira e se vai acrescentar alguma coisa caso seja passada adiante. Pense: o que vou ganhar com isso? Esta informação trará melhoria no ambiente que estou? Irá favorecer os relacionamentos?
REFLITA
Sempre que ouvir algo de alguém procure primeiro refletir antes de agir. Há pessoas que repassam informações falsas para criar situações comprometedoras. Quando alguém decide agir sem analisar a veracidade das informações poderá se comprometer ou tirar conclusões erradas.
SEJA UM EXEMPLO
Quem não quer ser motivo de fofocas não deve fazer fofocas. Evidente que isto não garante que falem mal de você pelas costas, mas certamente evita muitas situações deste gênero.
AFASTE-SE
Procure afastar-se das pessoas que você percebe que são fofoqueiras. Além de não acrescentarem nada a você, ainda corre o risco de ser visto como um fofoqueiro(a) também.
DISTINÇÃO
Saiba distinguir fofoca de informação. Fofoca é tudo aquilo que vem com a intenção de atacar alguém, sem conteúdo ou simplesmente com segundas intenções. Há informações que são trocadas na empresa e não estão classificadas como fofoca. Saber distinguir é importante e para isso você pode voltar para a primeira dica. Pergunte-se: é verdade? Irá acrescentar algo para mim ou para a empresa? Proporcionará melhoria no ambiente?
Hoje me encontro numa equipe de 30 representantes e 5 gestores, os gestores que deveriam dar o exemplo são as pessoas que mais fazem fofocas. Acho repugnante esse tipo de situação. Quando resolvem falar comigo e não consigo sair da situação eu escuto e não falo nada, mas não é uma situação que me sinto Bem. Tento me distanciar dessas pessoas mas infelizmente são parceiros de trabalho. Penso que elea precisam refletir e mudar de comportamento e dar valor para a empresa em que trabalham e respeitados colegas independente de qualquer coisa.